Master Group | Transplante Capilar FUE

www.transplantecapilar.pt | +351 937 553 261 | +351 210 168 281 | Equipa médica altamente especializada em transplante capilar pela técnica FUE

A tricotilomania

A tricotilomania é uma doença compulsiva onde as pessoas tendem a arrancar os cabelos ou os pêlos do corpo de maneira crônica e compulsiva, muitas vezes queixando-se de problemas no crescimento dos cabelos ou falta dos mesmos.

O termo tricotilomania foi dado por François Hallopeau em 1889, deriva do grego, trico (cabelo), tilo (puxar) e mania (excitamento excessivo).

As pessoas que sofrem desta patologia têm um impulso irresistível de arrancar os Pêlos ou cabelos dopróprio corpo e sentem prazer com isso. Muitas vezes começam por enrolar os fios de cabelos repetidamente, o que traumatiza e gera danos na haste capilar e podem evoluir com o arrancamento e até com a ingestão dos mesmos (tricofagia).

Os primeiros episódios podem ocorrer durante a infância ou adolescência e continuar ao longo da vida. A doença acomete homens e mulheres embora a prevalêcia nas mulheres seja 4 vezes maior que nos homens.

A Tricotilomania pode ser transitória, episódica ou contínua e sua intensidade pode variar. As pessoas acometidas podem apresentar outros comportamentos compulsivos como rascar a pele, arrancar crostas de feridas ou roer as unhas. Também é comum que o quadro seja acompanhado de ansiedade, depressão e baixa auto-estima.

A detecção precoce ainda é a melhor forma de prevenção da tricotilomania. Dimuir os fatores stressantes pode ajudar muito, posto que a ansiedade e o stress podem aumentar o comportamento compulsivo.

Até o dia de hoje não existe um consenso em relação ao tratamento mais efectivo para a tricotilomania. Entre os tratamentos propostos estão o medicamentoso com psicotrópicos e agentes inibidores da recaptação da serotonina que conseguem diminuir os sintomas da doença, e há a terapia cognitiva comportamental que demonstrou obter bons resultados na parte de suporte psicológico e desabituação.

Para saber mais consulte a nossa página: Transplante Capilar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: