Master Group | Transplante Capilar FUE

www.transplantecapilar.pt | +351 937 553 261 | +351 210 168 281 | Equipa médica altamente especializada em transplante capilar pela técnica FUE

Misteriosos cabelos louros

Existem determinados fenómenos que pela sua invulgaridade tendem a surpreender. Esse  foi o caso por exemplo dos habitantes de Melanésia, região da Oceania no extremo oeste do oceano pacífico onde o cabelo natural louro de uma população de raça negra gerou durante muito tempo grande curiosidade.

transplante-capilar-fue-curiosidade-3

Agora alguns anos de investigação posterior os investigadores deste fenómeno chegaram a uma conclusão no mínimo inesperada. Ao contrário do avançado primeiramente que esta poderia ser condição natural decorrente de um qualquer fator externo como a exposição solar ou mesmo uma dieta rica em peixe, bastante comum na região, a certeza agora corroborada é que este é um fenómeno decorrente de uma variação natural.

transplante-capilar-fue-curiosidade-2

Para as conclusões do relatório recentemente publicado na revista Science, os pesquisadores recolheram saliva e pigmentação do cabelo de mais de 1000 habitantes das lhas Salomão. O material recolhido e tratado comprovou que a variação observada é nativa sendo portanto diferente daquela responsável pelos cabelos louros do norte da Europa.

transplante-capilar-fue-curiosidade-1

Um dos investigadores envolvidos no estudo da universidade de Stanford, de Bristol, Sean Myles explica que o gene TYRP1 é exclusivo aos melanésios. Segundo este cientista, esta é prova concreta de que os cabelos louros surgiram pelo menos duas vezes durante a evolução humana: uma vez nos ancestrais europeus e uma outra vez no extremo oposto da terra, nos ancestrais melanésios.

Esta conclusão abre ainda caminho para a possibilidade de existirem em todo o mundo populações sub-representadas e sub-investigadas nas suas caraterísticas fisiológicas não apenas no que se refere à pigmentação do cabelo, mas também em traços que se podem relacionar com determinados tipos de doenças.

Fonte

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: