Master Group | Transplante Capilar FUE

www.transplantecapilar.pt | +351 937 553 261 | +351 210 168 281 | Equipa médica altamente especializada em transplante capilar pela técnica FUE

Raios UV e os cabelos

As temperaturas mais altas parecem começar agora a dar um ar de si, por isso é importante conhecer um pouco melhor como prevenir que os raios ultravioletas que se encontram na sua máxima força nesta época do ano afetam os cabelos.

Efetivamente, convém antes mais recordar que o cabelo é composto por células mortas,o que é mesmo que dizer que a radiação UV não conduz a alterações microfuncionais, que acontecem por exemplo com a pele que pode desenvolver doenças cancerígenas conhecidas como neoplasias. Todavia, podem ocorrer modificações físicas importantes na fibra capilar sendo que os raios ultravioletas podem potenciar negativamente essas alterações.

Isto porque, e mais uma vez, o cabelo ao contrário da pele, por exemplo, não tem a capacidade de emitir mensagem de dor sinalizando as mudanças geradas pela intensa e contínua exposição solar, sendo que as mesmas decorrem de uma cumular de extrema exposição solar que pode estender-se durante várias semanas.

As alterações a que promovemos referência anteriormente relacionam-se com o desenvolvimento de um pigmento específico, a oximelanina, que se observa nos cabelos fortemente expostos ao sol e que decorre da foto-degradação da melanina. Esta melanina afeta quimicamente a coloração dos fios de cabelo e está diretamente relacionada com o foto-envelhecimento da fibra capilar.

Sendo assim, a radiação ultravioleta danifica a fibra capilar e elimina o seu aspeto saudável, reduz a sua força e o seu brilho, conduzindo a fios de cabelo mais secos, com textura mais áspera, mais frágeis e com menos cor.

A melhor maneira de proteger os fios de cabelos deste agressor externo é a fotoproteção capilar. Essa fotoproteçãi pode acontecer tanto com o uso de chapéus, bonés, lenços ou com a  utilização de cosméticos capilares que possuem proteção UV e composições químicas que contêm antioxidantes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: