Master Group | Transplante Capilar FUE

www.transplantecapilar.pt | +351 937 553 261 | +351 210 168 281 | Equipa médica altamente especializada em transplante capilar pela técnica FUE

Mudanças do cabelo ao longo da vida

Para além das mudanças que operamos espontaneamente nos nossos cabelos, colorações, alisamentos entre muitas outras, a verdade é que de modo natural também os nossos cabelos tendem a alterar-se no decorrer do tempo. Neste artigo vamos falar das diversas  razões que se encontram na base dessas alterações.

Assim e em primeiro lugar devemos sublinhar que as hormonas são dos elementos que mais influência direta possuem na evolução dos cabelos. De entre esses podemos sobretudo mencionar a importância da tiroxina e da triiodotironina ( produzidos pela tiróide), o androgénio produzido pelas glândulas supra-renais e ainda a insulina produzida pelo pâncreas.

Estas três glândulas têm funções e responsabilidades diferentes no que aos cabelos diz repeito. A tiroxina e a triiodotironina podem ter uma influência direta sobre o enfraquecimento e ou quebra do cabelo. Por outro lado, o androgênio é responsável pelo crescimento capilar. Finalmente a insulina é responsável pela adaptação de glicose no sangue. Isto significa que a hipoglicemia , isto é a redução do nível de açúcar no sangue pode conduzir à alteração da morfologia do cabelo ou até mesmo à sua queda.

Devemos a este propósito referir que as mais significativas alterações do nosso cabelo coincidem de uma maneira geral com os grandes picos hormonais como a puberdade, a gravidez ou mesmo a menopausa.

Para além das questões corporais vale a pena ainda recordar que as alterações verificadas no cabelo podem ainda ser consequência da dieta alimentar e da ingestão de certos medicamentos e ou tratamentos, como por exemplo, a quimioterapia.

Assim, no caso das questões relacionadas com a dieta alimentar convém recordar que a mudança de textura capilar, associada, claro, às questões de ordem genética, podem ter uma relação direta com a nossa alimentação. Assim, todos os que possuem uma dieta rica em Vitamina E e Ómega 6 poderão apresentar cabelos mais lisos e brilhantes. Pelo contrário, aqueles que possuem uma dieta pobre em nutrientes e consomem muito álcool tendem a evidenciar cabelos mais secos e grossos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: