Master Group | Transplante Capilar FUE

www.transplantecapilar.pt | +351 937 553 261 | +351 210 168 281 | Equipa médica altamente especializada em transplante capilar pela técnica FUE

O apelo dos cabelos loiros

Pintar o cabelo já se tornou há algum tempo parte de uma rotina diária e nessa senda são algumas as cores preferidas por parte das mulheres. Uma das cores vencedoras é certamente o loiro, sendo que nas últimas décadas têm sido várias aquelas que optam por mudar a cor dos seus cabelos para este tom. Alguns mitos e histórias populares apontam como causa desta situação o facto de os homens preferirem as loiras, mas será que existe alguma base científica nesta afirmação.

Efetivamente é possível constatar que os cabelos loiros são mais raros, já que a maioria da população apresenta madeixas mais escuras. Provavelmente por essa razão muitas mulheres tendem a mudar a tonalidade dos seus cabelos com o intuito de se tornarem diferentes daquele que é o aspeto da maioria da população.

Esta situação pode explicar esta tendência, que considerarmos que é normal que as pessoas se sintam atraídas por aquilo que é diferente e pela novidade. Aplicando isso aos cabelos quanto mais comum for uma determinada cor de cabelo, menos desejada ela irá se tornar. Note-se ainda que o domínio das madeixas negras encontra-se relacionado antropologicamente ao facto de os humanos modernos terem surgido em África, migrando depois para a Europa há aproximadamente 35 mil anos atrás.

Conforme denotam alguns pesquisadores, há 10 ou 15 mil anos uma mutação genética provocou alterações de tonalidade dos cabelos, dando origem a cabelos castanhos, ruivos e loiros, mais ou menos na mesma época em que surgiram mutações que resultaram no aparecimento de diferentes colorações mais os olhos.

Todavia, de acordo com Peter Frost, antropólogo de uma universidade do Candé, o motivo por detrás do aparecimento das primerias madeixas e reflexos louros no cabelo pode mesmo ter sido a necessidade das mulheres potenciarem as suas chances de encontrarem um parceiro adequado. Conforme prossegue com a explicação Frost, na era glacial a proporção de homens e mulheres era muito maior para o lado do género feminino e uma certa “escassez ” de homens era motivação suficiente para uma maior competição entre as demais. O aparecimento dos cabelos loiros é entendido, portanto, como traço de diferenciação e segundo pesquisas efetuadas é também esta a razão pela qual nascem ainda hoje mais meninas naturalmente loiras do que meninos, além de justificar que os cabelos delas escurecem mais lentamente do que o deles.

Mas então o mais apelo das mulheres loiras é um mito ou uma realidade?

De uma maneira geral, podemos assumir como verdade este pressuposto,porém conforme indicam os pesquisadores destas matérias, assim que os cabelos loiros se tornem, eles próprios, demasiado comuns, o seu poder de atração pode também decrescer de forma significativa.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: