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Guia para cabelos fortes

Adquirir e manter cabelos fortes é um dos principais desafios de qualquer mulher,mas existem certamente um conjunto de dicas, passos e atitudes que podemos ter diariamente que vão contribuir e muito para que aqueles problemas que afetam os cabelos não sejam assim tão visíveis.

Assim, um dos problemas com que muitos se deparam relaciona-se com o crescimento dos fios de cabelo que é quase sempre muito mais lento do que o crescimento dos demais pêlos do nosso corpo. Todavia, o seu período de vida é também significativamente mais longo. Enquanto um fio de cabelo pode durar até 8 anos, os do corpo veem a sua renovação em cerca de 9 meses. A este crescimento e queda devemos no entanto notar que não estão alheios elementos relacionados com o envelhecimento e a consequente renovação celular que se torna evidente num declínio no crescimento dos cabelos e das unhas, por exemplo.

Mas então, porque razão, ou será melhor dizer razões, é que os cabelos caem tanto?

A lista é longa, mas um dos fatores é a dermatite no couro cabeludo que normalmente é desencadeado pelo uso de produtos que causam irritação e vermelhidão no couro cabeludo. Entre esses produtos e tratamentos podemos identificar o excesso de condicionador ou de outros produtos de tratamento da raiz dos cabelos, agressões químicas ( como os alisamentos) ou mesmo alimentações muito ricas em gorduras e banhos a temperaturas muito elevadas. Desta situação resulta o aparecimento de caspa, crostas ou comichão intensa no cabelo que atendendo ao seu nível podem conduzir à queda do cabelo.

Nestas situações os cuidados recomendados passam por lavar os fios de cabelos com água morna, deixar o champô atuar ao invés de aplicá-lo por duas vezes, deixar o cabelo secar naturalmente em lugar de usar o secador e também escolher o produto com ph compatível com o do cabelo ( entre 5 e 5.5)

A somar a esta causa existe ainda um outro motivo que se encontra associado ao desequilíbrio hormonal. Sendo assim, quando o organismo por ação do sistema endócrino evidencia um excesso de hormonas masculinas e uma falta de hormonas femininas, o cabelo é um dos primeiros a sofrer. Situações de stress também podem potenciar esta situação a que se juntam ainda desequilíbrios hormonais decorrentes do funcionamento indevido da tiróide.

Finalmente não devem ser esquecidos os problemas que podem surgir decorrentes da deficiência nutricional. Para que seja possível controlar esta situação a adoção de uma alimentação mais equilibrada e variada é a solução mais importante.

Alguns nutrientes importantes para conseguir um cabelo cheio de força são:

  • as proteínas presentes em carnes vermelhas, de frango, no peixe e nos frutos do mar,mas também nos laticínios e seus derivados, nos ovos e na soja e
  • as vitaminas e minerais essenciais para a renovação celular conferindo brilho e maciez aos fios de cabelo e às unhas. Estes estão sobretudo presentes nas leguminosas e oleoginosas.

Nesta dieta mais equilibrada não deve ainda faltar um consumo substancial de água que para além de hidratar favorece ainda a ação dos nutrientes que fortalecem os cabelos e as unhas.

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