Master Group | Transplante Capilar FUE

www.transplantecapilar.pt | +351 937 553 261 | +351 210 168 281 | Equipa médica altamente especializada em transplante capilar pela técnica FUE

A cor do cabelo

Atualmente com a evolução do mercado dos cabelos existem à disposição quase todo o tipo de cores imagináveis para pos fios de cabelos. Desde os mais arrojados vermelhos, verdes, azuis, até ao mais comuns castanhos, loiros e pretos, a diversidade é tão grande que o difícil é por vezes escolher aquela que melhor vai sobressair os nossos traços e caraterísticas individuais.

Em relação ao cor dos cabelos existem no entanto determinadas perguntas que por vezes se impõem referentes  ao motivo pelo qual os nossos fios nascem de determinada cor e não de outra.

De facto sobre esse assunto convém recordar que a cor dos cabelos é definida pela quantidade de eumelanina. Essa substância é uma parte da melanina que é o composto responsável pela definição da pigmentação da pele, dos olhos e dos cabelos. Isto significa que quanto maior for a concentração de eumelanina nos fios de cabelos, mais escuro ele será.

Exemplificando, os fios castanhos, por exemplo, possuem 1,1% de eumelanina. Já os cabelos mais claros, como os ruivos e o louro, possuem apenas entre 0,3% e 0,06% desta substância . Esta percentagem vai reduzindo progressivamente à medida que nos aproximamos de fios de cabelos ainda mais claros e apresenta-se nos 0% quando falamos de albinos que não possuem qualquer tipo de pigmentação.Por outro lado, e como expetável, o que determina a taxa de eumelanina é o código ou herança genética.

Sobre a razão pela qual não existem cabelos naturalmente verdes, azuis ou mesmo rosa, a explicação reside na incapacidade das células humanas produzirem pigmentos coloridos. De facto, essa é aliás condição partilhada pela maioria dos mamíferos que possuem também este leque mais restrito de tonalidades de coloração possíveis.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: