Master Group | Transplante Capilar FUE

www.transplantecapilar.pt | +351 937 553 261 | +351 210 168 281 | Equipa médica altamente especializada em transplante capilar pela técnica FUE

Diferentes tipos de caspa

A caspa é uma das manifestações da dermatite seborreica e configura uma doença inflamatória associada ao excesso de produção de oleosidade e à descamação das células do couro cabeludo. Ela pode ter um fundo genético,mas na realidade existem determinados alimentos e certas dietas ricas em carboidratos, sal e álcool que potenciam este problema.

Para além de tudo isto, os distúrbios de ordem hormonal e os problemas com foro emocional também podem ser causa recorrente deste tipo de descamação. Por esse motivo é bastante comum a sua ocorrência durante a gravidez ou logo imediatamente a seguir a ela, pelas alterações ocorridas no PH do couro cabeludo.

Relativamente à caspa é possível de identificar dois tipos genéricos, a caspa seca e a caspa oleosa, cuja tipologia e ainda formas de tratamentos são diversas.

Desta forma, a caspa seca é aquela que se manifesta através de pontos brancos secos que se aglomeram nos fios de cabelos e que quando em maior quantidade podem mesmo migrar para as golas dos casacos e demais vestuário . Nestes casos em que o grau de caspa é mais leve a aplicação de champôs anti-caspa pode ser suficiente para a eliminar o problema. De contrário, a consulta com um dermatologista e o recurso a  medicamentos pode ser necessário.

Relativamente à designada caspa oleosa a mesma apresenta-se sob a forma de escamas amareladas e espessas que aderem ao couro cabeludo. É mais comum entre o público infantil e juvenil.

Tal qual a caspa seca, a caspa oleosa também pode ter uma origem genética e pode ainda ser potenciada por algumas doenças como o Parkinson, o síndrome de Down ou mesmo o vírus do HIV. Este género de dermatite seborreica também pode manifestar-se fora do couro cabeludo em áreas de maior produção de gordura natural da pele como a face, as orelhas ou a parte superior das costas. Trata-se de um tipo de caspa que se apresenta sob a forma de manchas avermelhadas e descamativas e que é frequentemente confundida com o pele seca.

A prossecução de tratamentos para queda das crostas e ainda a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios pode ser a solução para este tipo de caspa oleosa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: