Master Group | Transplante Capilar FUE

www.transplantecapilar.pt | +351 937 553 261 | +351 210 168 281 | Equipa médica altamente especializada em transplante capilar pela técnica FUE

Tricotilomania

Tricotilomania cuja raiz etimológica surge da junção de trico=cabelo e tilo=puxar) remete para um transtorno psicológico mais reconhecido pelos seus bizarros sintomas do que pelo seu nome especificamente. Pessoas que sofrem deste distúrbio tendem a arrancar os seus fios de cabelo como forma de controlar a sua ansiedade e nervosismo e alguns chegam mesmo a comer esse cabelo ( tricotilofagia).

Esta última situação para além de conduzir a perda de apetite pode ainda despoletar situações mais graves como sejam o vómitos, náuseas, bloqueio gastrointestinal, dores abdominais e mesmo hemorragias internas. Por acumulação dos fios de cabelo no interior do organismo é inclusivamente necessário em algumas da situações uma intervenção operatória na zona do estômago ou do intestino.

Nos casos em que esta patologia se torna mais grave e incontrolável, os pacientes chegam a ficar calvas ou mesmo com extensas falhas no seu couro cabeludo.

Todos aqueles que padecem desta situação têm perfeita noção de que este comportamento não é nem normal e nem saudável, mas ainda assim têm grande dificuldade em controlar o seu impulso. Normalmente este distúrbio psicótico aparece inicialmente durante a infância ou adolescência mas caso não haja o tratamento adequado pode se prolongar por toda a vida do indivíduo.

As três causas mais comuns para esta doença são a depressão nervosa, os transtornos obsessivo- compulsivo e o transtorno de ansiedade generalizada. A baixa auto-estima, a depressão e mesmo certa propensão genética também pode conduzir a este quadro clínico.

 A principal forma de tratamento de pacientes com esta doença é um tipo de terapia comportamental designado de treino de reversão de hábitos. Com esta abordagem de tratamento, o paciente começa a identificar a causa da sua obsessão e ao mesmo tempo apreende formas de relaxamento saudáveis que poderá usar em momentos de maior tensão, evitando assim arrancar os seus cabelos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: