Master Group | Transplante Capilar FUE

www.transplantecapilar.pt | +351 937 553 261 | +351 210 168 281 | Equipa médica altamente especializada em transplante capilar pela técnica FUE

Porque a calvície afeta mais os homens?

Em primeiro lugar convém esclarecer que embora menos frequente e regra geral menos intensa a verdade é que também as mulheres são afetadas pela calvície. A forma mais conhecida e diagnosticada de calvície é identificada pelos médicos como sendo a alopecia androgenética e como o nome indica é resultado ou de uma herança genética e pela ação das  hormonas andrógenas que definem as características sexuais masculinas.

Isto significa que embora as mulheres também possam padecer de queda acentuada de cabelo também nesses casos o problema é  determinado pelas hormonas masculinas que todas as mulheres possuem no seu organismo embora em menor quantidade do que os homens.

Explicando o fenómenos com maior detalhe,  poderíamos dizer que a principal reação bioquímica que gera a queda do cabelo é visível quando a enzima 5-alfa-redutásia age sobre a testosterona (principal hormona masculina) produzindo uma outra hormona que é designada de di-hidro-testosterona (DHT) Esta hormona é a principal responsável pelo facto dos cabelos se tornarem mais finos e frágeis, potenciando a sua queda,mas devemos ainda considerar que se a pessoa não tiver recetores celulares sensíveis ao DHT no couro cabeludo, a hormona não tem como agir. De facto, é nestas situações que entra na equação aquilo que podemos designar como sendo a herança genética.

A grande diferença entre os géneros femininos e masculinos é que o primeiro produz testosterona em muito menor quantidade e por essa mesma razão, mesmo que em si possua já alguma predisposição genética, a verdade é que o DHT nunca será suficiente para produzir uma significativa devastação no couro cabeludo. Assim, o que frequentemente acontece é que o cabelo da mulher acaba por ficar mais fino, tal qual como o de um bebé, mas a queda não é tão acentuada.

Outra diferença entre os dois sexos é a posição relativa dos bulbos capilares. Desta feita, enquanto no homem a queda de cabelo inicia-se pela região da fronte e topo da cabeça onde os fios se encontram -o vertex- nas mulheres a alopecia fica mais concentrada no topo da cabeça.

Fonte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: