Master Group | Transplante Capilar FUE

www.transplantecapilar.pt | +351 937 553 261 | +351 210 168 281 | Equipa médica altamente especializada em transplante capilar pela técnica FUE

Os cabelos e as estações do ano

Aqui está algo que não é um mito. Existe de facto uma relação de causa – efeito entre as estações do ano e o comportamento do cabelo. Se algum vez teve a impressão que o cabelo ficava mais áspero e rebelde na altura do Verão,ou que a queda torna-se mais evidente no Inverno, tenha a certeza que não é apenas impressão. Os fenómenos climatéricos têm de facto uma influência no modo como os nossos cabelos se apresentam e as razões parecem muito diversas.

Por exemplo no Inverno, por conta da menor luminosidade o ritmo de divisão celular torna-se muito mais lento o que promove o crescimento de um menor número de fios de cabelos e ainda um progressivo enfraquecimento da raiz do cabelo. Por essa razão os fios de cabelo tendem a cair muito mais rapidamente e pelo contrário a levarem muito mais tempo para nascer novamente.

Pelo contrário na altura do Verão, a maior incidência de luz solar favorece a produção de uma hormona designada de melatonina o que estimula o maior crescimento do cabelo. Durante este período, todavia, o cabelo encontra-se também sujeito a algumas importantes agressões, como por exemplo, o sol, o vento, a água salgada do mar, ou o cloro das piscinas o que também condiciona de modo importante a sua condição e o modo como se apresenta. Esta situação faz inclusivamente com que o Verão possa ser considerado a estação do ano mais complicada para os cabelos.

Efetivamente, a despeito dos banhos mais curtos e com água mais fria, a verdade é que os agentes externos mencionados anteriormente têm uma grande influência na produção de fios de cabelos mais secos e danificados, muitas vezes mesmo com uma cor dos  fios  que podemos considerar alterada. Pelo contrário no Inverno, o maior risco para o cabelo é mesmo a desidratação sobretudo por conta dos banhos mais demorados e com água mais quente.

Ainda sobre esta questão refira-se que todos os cabelos que foram sujeitos a qualquer tratamento adicional, como sejam as pinturas e ou os alisamentos, tornam-se exponencialmente mais vulneráveis perante as agressões naturais pelo que os cuidados decorrentes das condições impostas pelas estações do ano devem ser ainda mais evidentes.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: