Master Group | Transplante Capilar FUE

www.transplantecapilar.pt | +351 937 553 261 | Equipa médica com vasta experiência em transplante capilar pela técnica FUE

O crescimento do cabelo

Em média o cabelo de uma pessoa cresce cerca de 1 cm por mês, sendo que existem determinados momentos em que parece que o crescimento do cabelo se processa de modo mais lento ou até mesmo parece estacionar. Quando isso acontece normalmente os problemas podem ter uma destas três causas: descontrolo da glândula sebácea, alterações no metabolismo celular e ou ainda problemas com a circulação sanguínea.

Assim, quando o crescimento do cabelo não se processa por algum motivo em específico, a primeira medida a tomar é uma visita a um especialista no sentido de melhor apurar a razão que subjaz essa situação. O mais adequado é procurar a ajuda de um terapeuta capilar ou tricologista que poderá fazer uma análise ao couro cabeludo, conhecer os hábitos quotidianos,averiguar as condicionantes genéticas e hereditárias e ainda conhecer o histórico de saúde da pessoa em causa.

Assim que o problema esteja identificado os profissionais do cabelo têm ao seu dispor um conjunto de técnicas e substâncias específicas para potenciar o crescimento do cabelo. Boa parte destas substâncias são compostas por estimulantes de circulação local,produtos vasodilatores ou mesmo determinadas massagens ou equipamentos de estimulação como máquinas a laser ou infravermelhos.

Uma outra questão que deve ser tomada em linha de conta quando o objetivo é garantir um crescimento mais saudável dos fios de cabelos, refere-se à circulação sanguínea. Assim torna-se fundamental trazer o sangue até ao couro cabeludo. Isto porque a medula capilar é aquela que permite a circulação de todas as vitaminas, aminoácidos e minerais que são responsáveis pelo crescimento do fio capilar. Assim, procedendo-se à ativação sanguínea garantimos que o couro cabeludo recebe todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. Para que essa ativação seja feita facilmente, nada melhor do que massajar o couro cabeludo aquando da lavagem do cabelo e durante alguns minutos. Uma outra possibilidade é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos pelos cabelos. Esta posição favorece uma maior circulação do sangue para todas as partes do corpo.

Finalmente beber muita água e praticar exercício físico é também fundamental. O exercício físico faz com que o coração bombeie sangue mais rapidamente e por consequência os aminoácidos, as vitaminas e os nutrientes acabam por chegar mais facilmente aos fios de cabelo.

Todas estas dicas e sugestões são encontrarão alguma validade se houver ainda a preocupação suplementar de descartar certos hábitos que para além de prejudicarem o nosso organismo de uma maneira geral são também extremamente comprometedores para o nosso cabelo. Entre esses podemos destacar a nicotina do cigarro que, sendo uma poderosa vasoconstritora, reduz de modo significativo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo que transportam os nutrientes para os fios de cabelo.

Terminando,  os mesmos conselhos de sempre relativamente à alimentação.Uma dieta rica em diversidade de alimentos e nutrientes é meio caminho andado para um crescimento mais rápido e saudável do cabelo.

 

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 8.941 outros seguidores

%d bloggers like this: